40ª Jalsa Salana (Convenção Anual) do Canadá conclui em Mississauga

Associação Ahmadia do Islão em Portugal
By Associação Ahmadia do Islão em Portugal Outubro 10, 2016 20:00

40ª Jalsa Salana (Convenção Anual) do Canadá conclui em Mississauga

Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso

10 de outubro de 2016 

COMUNICADO DE IMPRENSA

40ª JALSA SALANA (CONVENÇÃO ANUAL) DO CANADÁ CONCLUI EM MISSISSAUGA

Chefe Supremo da Comunidade Islâmica Ahmadia profere o discurso inspirador apelando à justiça em todos os países

A 40ª Jalsa Salana (Convenção Anual) da Comunidade Islâmica Ahmadia do Canadá concluiu no domingo 9 de outubro de 2016 com um vigoroso e inspirado discurso pelo Chefe Supremo e Quinto Califa da Comunidade Islâmica Ahmadia, Sua Santidade Hadrat Mirza Masroor Ahmad.

Mais de 25000 pessoas, de 32 países, participaram na Convenção Anual, que teve lugar no International Centre em Mississauga.

Além dos milhares de Muçulmanos da Comunidade Ahmadia que participaram, muitos não-Muçulmanos e não-Ahmadis convidados também assistiram à convenção. O evento todo foi transmitido ao vivo por MTA International e também foi difundido ao vivo através da Internet.

No seu discurso de encerramento, Hadrat Mirza Masroor Ahmad disse que o Islão lançou as bases da paz promovendo uma verdadeira igualdade entre os povos e nações.

Sua Santidade disse que, embora os seus opositores aleguem Islão de ser uma religião extremista, a realidade era que os ensinamentos Islâmicos eram uma fonte de paz universal e tolerância que garantiu a liberdade de crença e de consciência para todas as pessoas.

Falando sobre como a religião foi visto no mundo moderno, Hadrat Mirza Masroor Ahmad disse:

“Hoje grande parte do mundo considera a religião de importância secundária e acredita que para progredir há necessidade de se afastar de crenças e práticas religiosas. Na verdade, as pessoas que vivem nos países desenvolvidos são agora cada vez mais de opinião que a religião é a causa raiz do conflito e desordem que vemos no mundo. Mas, ao mesmo tempo admitem que os seres humanos aprenderam os valores morais e virtudes básicas através da religião.”

Hadrat Mirza Masroor Ahmad continuou:

“O declínio moral e crescente desinteresse à religião no mundo foi causado pelo facto de que os líderes dos países e os seus clérigos religiosos deram prioridade aos seus próprios interesses sobre os ensinamentos religiosos. Os verdadeiros ensinamentos religiosos e os valores foram corrompidos e isso afastou as pessoas da religião.”

Sua Santidade disse que o princípio fundamental para os ensinamentos Islâmicos era a necessidade de reconhecer Deus Todo-Poderoso e servir a Sua Criação.

Hadrat Mirza Masroor Ahmad disse:

“O Messias Prometido (que a paz esteja com ele) resumiu os ensinamentos Islâmicos em apenas duas linhas, dizendo que o Islão requer que os Muçulmanos cumpram os direitos de Deus Todo-Poderoso e sejam dedicados a Ele e em segundo lugar cumpram dos direitos da Criação de Deus e tratem os outros com amor e compaixão. Na verdade, cada religião em sua forma original ensinou isso e como é que se pode dizer que a religião é a causa da desordem prevalente no mundo.”

Hadrat Mirza Masroor Ahmad continuou:

“Foi a religião a causa de qualquer uma das duas guerras mundiais que ocorreram no século 20? Ou foram feitas essas guerras abomináveis com base em desejo de poder, conquistar terras, proveitos geopolíticos e ganância?”

Sua Santidade disse que tanto os países Islâmicos como as grandes potências tinham desempenhado um papel em enfraquecer a paz mundial. Sua Santidade disse que um exemplo disso foi o comércio de armas.

Hadrat Mirza Masroor Ahmad disse:

“Nenhumo país Islâmico tem a capacidade de produzir armas altamente sofisticadas que eles possuem. Pelo contrário, são os países desenvolvidos e potências econômicas que estão a produzir tais armas destrutivas e vendê-las para os países Islâmicos. Alguns países vendem para os Governos e alguns países enviam armas para os elementos rebeldes nesses mesmos paises. Por exemplo, a Arábia Saudita está a usar armas compradas do Ocidente para destruir o Iêmen, que é um país pequeno e fraco.”

Hazrat Mirza Masroor Ahmad continued:

Hadrat Mirza Masroor Ahmad continuou:

“Certas potências não-Islâmicas também estão a agir injustamente, a fim de perseguir os seus próprios interesses e ambições e isso está a causar frustrações e inquietação nos diferentes países. Assim, a injustiça é a causa verdadeira de conflitos e guerras de hoje.”

A Convenção Anual concluiu com a oração silenciosa liderada por Sua Santidade.

Mais tarde, Sua Santidade juntou-se aos dignitários e convidados da Convenção Anual para almoço oferecido pela Comunidade Islâmica Ahmadia do Canadá.

Sua Santidade também dirigiu-se à Convenção Anual nos seus primeiros dois dias. Na sexta-feira ele inaugurou a Convenção Anual içando a Liwai-e-Ahmadia (Bandeira da Ahmadia) e, em seguida, proferindo o seu sermão semanal de sexta-feira.

No sábado, Sua Santidade dirigiu-se aos membros de Lajna Imaillah (Organização Auxiliar das Senhoras) sobre o papel das mulheres no Islão. Ele afirmou que nenhuma mulher Muçulmana da Comunidade Ahmadia deve ter qualquer complexo ou sentimento de inferioridade por usar o Hijab (véu). Sua Santidade disse que ‘o Hijab é uma manifestação da dignidade e honra de uma senhora Muçulmana’.

Durante a Convenção Anual foram proferidas uma série de outras palestras por vários membros da Comunidade Islâmica Ahmadia.

Vários oradores convidados, incluindo Sr.John Tory o Presidente da Câmara Municipal de Toronto, também falaram no evento.

Associação Ahmadia do Islão em Portugal
By Associação Ahmadia do Islão em Portugal Outubro 10, 2016 20:00

Sermão de Sexta-Feira do Califa

Vertical Navigation
Vertical Navigation