Califado – A Sucessão da Missão Profética

alislam
Por alislam Julho 7, 2015 12:24

CALIFADO – A SUCESSÃO DA MISSÃO PROFÉTICA

Aprenda sobre a história, significado e restabelecimento desta instituição divina.

Depois da Missão Profética, o Califado é a instituição mais importante no Islão. Os Califas são nomeados por Deus através da Sua orientação Divina. Embora o Califado tivesse desaparecido, foi restabelecido tal como profetizado pelo Sagrado Profeta, Muhammadsaw.

Sobre o Califado

A palavra Califado significa sucessão e o Califa é um sucessor de um Profeta de Alá cujo objectivo é concluir as tarefas de reforma e formação moral que foram semeadas pelo Profeta. A comunidade de seguidores de um Profeta de Alá continua a nutrir a sua fé e práticas sob a bênção da instituição do Califado durante tanto tempo quanto aquele que Alá desejar. Alá diz no Sagrado Corão:

Alá tinha prometido àqueles entre vós que acreditam e realizam bons trabalhos que Ele os tornará seguramente Sucessores na Terra, tal como Ele criou Sucessores de entre aqueles que o eram antes deles; e que Ele irá seguramente estabelecer para eles a religião que Ele escolheu para eles; e que Ele irá seguramente dar-lhes em troca a segurança e paz após o seu medo: Eles irão adorar-Me e nada mais associarão a Mim. Então aqueles que forem ingratos face a isso serão os insurrectos. (Surah Al-Nur, Versículo 56).

Hadrat Mirza Bashir Ahmadra escreveu:

O Deus Todo Poderoso faz tudo através da sabedoria e da clarividência e há sempre uma boa razão e lógica por detrás disso. De acordo com a leis físicas da Natureza, o homem tem uma duração de vida limitada, mas a tarefa de reformação e formação da sociedade requer um período muito maior. Portanto, Alá estabeleceu o sistema do Califado posteriormente ao sistema da Missão Profética. O Califa continua e desempenha a tarefa do Profeta. A semente semeada pelo Profeta é protegida e nutrida pelo Califa, até que se torne numa árvore forte e robusta. Isto demonstra que de facto o Califado é um rebento ou ramo do sistema da Missão Profética, por isso o Sagrado Profetasa afirma que após cada Profeta o sistema do Califado é estabelecido. (retirado de Welcome to Ahmadiyyat [Bem-vindos à Ahmadia]).

Tal como Alá nomeia um Profeta, também é Ele quem nomeia um Califa. Ele escolhe a pessoa que é a mais elegível para se tornar Califa, e conduz um grupo de crentes devotos a manifestarem a Sua Vontade através de um processo de selecção do Califa.  Deste modo, pode aparentemente parecer que o Califa é escolhido por um grupo de pessoas devotas, mas é na verdade a Vontade de Alá que leva as suas faculdades a escolherem o Califa da Sua Escolha. Assim que se tenha escolhido um Califa, ele permanece Califa para o resto da sua vida como um testamento vivo da Vontade Divina.

O Califado estabelece a autoridade de Alá na Terra e o Califa esforça-se por defender essa autoridade dentro da comunidade de seguidores. Para os crentes, o Califado é uma personificação da Unidade de Alá, pois eles escolhem obedecer à autoridade divina através do Califa. Os crentes participam nas bênçãos do Califado ao se manterem firmes à sua fé e práticas, unidos sob ele.

alislam
Por alislam Julho 7, 2015 12:24

Sermão de Sexta-Feira do Califa

Vertical Navigation
Vertical Navigation