Dia da Mulher – Alguns aspetos essenciais dos ensinamentos islâmicos

alislam
Por alislam Março 17, 2017 11:01

DIA DA MULHER

ALGUNS ASPETOS ESSENCIAIS DOS ENSINAMENTOS ISLÂMICOS

Por Sra. Amatul Wadood Bushra

Hoje é dia da mulher. De manhã, saí de casa e vi um grupo de homens e mulheres a distribuir flores entre mulheres e raparigas. Eu também recebi uma de um deles com um sorriso na cara e com o desejo de “Feliz dia da mulher!”.

Fiquei feliz por uns momentos, que as mulheres realmente merecem estas flores porque estão a desempenhar um grande papel em todo o mundo nas suas respetivas áreas, desde as tarefas domésticas até aos locais de trabalho na sociedade. Não há dúvida de que sem representação das mulheres, a sociedade está incompleta, estão a alcançar enorme sucesso no seu domínio de actividade. Ao mesmo tempo, uma mulher é uma esposa, uma mãe e acima de tudo é uma dona de casa sem a qual a casa é incompleta, desorganizada e sem cor. Mas depois, fiquei a pensar que se comemorar esse dia uma vez por ano apresentando uma flor seria suficiente para apreciar os seus serviços e trabalho árduo? Na minha opinião, é preciso fazer muito mais nesse respeito, porque na realidade, uma grande proporção das mulheres ainda está privada dos direitos fundamentais, e não é tratada com amabilidade e justiça. Há mulheres que sofrem de fome ou de subnutrição, dos cuidados médicos básicos e de educação. E há mulheres que quando pedem aos maridos para cumprir as suas necessidades, acabam por ser vítimas de violência doméstica, que destrói a paz e integridade de toda a família. Embora esta inquietação se encontre principalmente em países menos desenvolvidos, as sociedades mais civilizadas também não podem ser excluídas. Sendo uma mulher muçulmana apresento alguns aspetos essenciais dos ensinamentos islâmicos para que os leitores fiquem com uma ideia geral dos direitos das mulheres no islamismo.

O QUE ENSINA O ISLÃO SOBRE O COMPORTAMENTO PARA COM AS MULHERES?

O Sagrado Profeta (que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele) era muito cuidadoso sobre os direitos das mulheres e sempre exortava que as mulheres fossem tratadas com bondade. Ele disse: “O melhor dentre vós é aquele que melhor trata a sua esposa, e eu trato melhor a minha esposa”

Hadrat Mu’awiah Bin Jayyeda (ra) relata que perguntei ao Sagrado Profeta (saw): Quais são os meus deveres para com a minha esposa?” Ele respondeu:  “Alimenta-a quando te alimentares, veste-a quando te vestires. Não lhe batas e nem a ofendas e não te separes da tua esposa, exceto dentro de casa.”

Ele dava tal ênfase a este importante tema que no seu sermão da despedida, falando sobre os direitos das mulheres, disse:

“Ó homens! Vós tendes alguns direitos sobre as vossas esposas, e as vossas esposas também têm direitos sobre vós. O vosso direito sobre elas é que elas vivam as vidas castas e não adotem modos que possam trazer desgraça ao marido aos olhos do seu povo ..….. mas se as vossas esposas não fizerem tal coisa e o comportamento delas não for da forma que traga desgraça para os seus maridos, então o vosso dever é fornecer-lhes comida, roupa e abrigo, de acordo com o vosso próprio nível de vida. Lembrai-vos, sempre tratai bem as vossas mulheres. Deus confiou-vos o dever de cuidar delas. As mulheres são fracas e não conseguem proteger os seus próprios direitos. Quando vos casastes, Deus nomeou-vos como curadores destes direitos. Vós trouxestes as vossas esposas para as vossas casas sob a lei de Deus. Portanto, não abusai o dever que Deus colocou nas vossas mãos.”

O Messias Prometido (que a paz esteja com ele), o Fundador da Comunidade Islâmica Ahmadia, também exortava muito para que os direitos das mulheres não fossem violados. Ele disse:

“Na minha opinião, aquele que contende com a mulher é cobarde e fraco. Estudai a vida santa do Sagrado Profeta (saw) para saberdes quão afável ele era.”

Na mesma maneira, o Messias Prometido (as) disse:

“Todas as rudezas e amarguras das mulheres devem ser toleradas exceto as obscenidades. Quanto a nós, é uma enorme vergonha que o homem brigue com a sua mulher. Na realidade, é uma grande bênção que Deus nos criou como homens e como agradecimento por essa graça temos que tratar as mulheres com bondade e gentileza.”

alislam
Por alislam Março 17, 2017 11:01

Sermão de Sexta-Feira do Califa

Vertical Navigation
Vertical Navigation