Eid com o Sagrado Profeta

Associação Ahmadia do Islão em Portugal
By Associação Ahmadia do Islão em Portugal Junho 7, 2015 07:59

Eid com o Sagrado Profeta

EID COM O SAGRADO PROFETA

O seguinte sermão de Eidul Fitr foi proferido por Hadrat Khalifatul-Masih II(ra) no dia 2 de maio de 1957 na Mesquita Mubarak, em Rabwah. O texto original de Urdu deste sermão pode ser encontrado em Khutbát Mahmud, Vol. 1, página 489-491. Este sermão foi traduzido de inglês para português por Fazal Ahmad Majoka Sahib.

Gostaria de dizer aos nossos amigos que o nosso Eid pode ser somente aquele que o Mensageiro (saw) de Allah consideraria um Eid. Se fôssemos celebrar um Eid que não seria celebrado por Muhammad(saw), o Mensageiro de Allah, então a nossa celebração certamente não seria considerada um Eid. Em vez disso, seria um dia de luto, como se houvesse um cadáver em casa de alguém, se alguém significativo para eles falecesse, então, mesmo se mil luas de Eid fossem visíveis, para esta casa o dia de Eid continuaria a ser um dia de luto. Da mesma forma para um Muçulmano, apesar de mais de 1300 anos já terem passado desde que o Sagrado Profeta(saw) faleceu, se o Sagrado Profeta(saw) não for uma parte de Eid e um Muçulmano estiver contente com os aspetos aparentes da celebração, então aquele Eid não serve para nada. Sem dúvida, Deus o Altíssimo ordenou-nos a alegrarmos neste dia e somos obrigados a comemorar, mas ainda assim, o nosso coração deve continuar a chorar porque o Eid de Muhammad(saw), o Mensageiro de Allah e do Islão ainda não chegou.

O Eid de Muhammad(saw), o Mensageiro de Allah não virá comendo Sawiyam nem consumindo Shir Khurmā [doces], em vez disso, o seu Eid vem com a propagação do Sagrado Al-Corão e do Islão. Se os ensinamentos do Sagrado Al-Corão e do Islão espalharem-se pelo mundo, então Muhammad(saw) o Mensageiro de Allah será incluído no nosso Eid e ele ficará feliz que, apesar de mais de 1300 anos já terem passado desde a minha morte, a missão que eu vim trazer para o mundo ainda está a ser mantida pela minha Ummah.

Portanto, devem fazer esse esforço para que o Islão e o Sagrado Al-Corão sejam propagados, de modo que Muhammad(saw), o Mensageiro de Allah, esteja presente no nosso Eid. Se Muhammad(saw), o Mensageiro de Allah, está presente hoje no Eid, então é um Eid para todos os Muçulmanos. Mas se Muhammad(saw), o Mensageiro de Allah, não comparece hoje no Eid então isso não é o Eid de modo nenhum para os Muçulmanos; ao contrário, é um dia de luto.

Então lembrem-se desta realidade. Sem dúvida, a nossa Comunidade tem a oportunidade de propagar o Islão, até certo ponto, mas não podemos dizer que este fervor existe em nós a tal ponto que a nossa descendência vai continuá-lo por milhares de anos. Mesmo agora, vemos que em crianças de algumas pessoas, apesar de o facto de milhares de anos não terem passado ainda, a lealdade que os seus pais e avós tinham não se encontra neles. O nosso verdadeiro Eid só pode ocorrer quando a bandeira de Muhammad(saw), o Mensageiro de Allah, for içada até o Dia do Juízo. Se nós não testemunharmos essa [ocorrência, e virmos] que os nossos filhos não têm a dedicação de espalhar o nome do Muhammad(saw) e os ensinamentos do Islão após a nossa morte, então devemos ficar com medo de que, mesmo que [hoje] passe a ser Eid para nós, depois de um curto período de tempo, Deus nos livre, não se torne num dia de luto.

Portanto, aconselho os meus amigos que eles devem reformar-se e as suas famílias também até que estejam completamente convencidos de que eles vão continuar a assegurar a bandeira do Islão alta e continuarão a divulgar os ensinamentos de Muhammad(saw), o Mensageiro de Allah, para que não só a nossa vida mas também a nossa morte possa ser o Eid. Um poeta disse: “Ó homem! Quando nasceste neste mundo estavas a chorar enquanto toda a gente estava a rir.” Na verdade, [antes do nascimento] a respiração de uma criança está fechada, então quando ele nasce e o ar entra nos seus pulmões pela primeira vez, ele chora. O poeta diz: “quando nasceste estavas a chorar, mas outros estavam a rir com alegria que uma criança nasceu em sua casa. Agora deves fazer tais boas ações e deves tratar o mundo com tal benevolência que quando morreres estiveres a rir, enquanto os outros estiverem a chorar. Estarias a rir porque agora receberás a recompensa dos teus serviços e obras de justiça e outros vão chorar porque uma pessoa tão boa foi retirada deles.”1 Se formos capazes de assegurar firmemente o Islão na nossa descendência e estivermos certos de que eles vão continuar a manter a sua bandeira alta, então, certamente, a nossa condição após a morte será que estaremos a rir enquanto os outros estarão a chorar. E esta é a morte que um crente deseja. Toda a gente tem que enfrentar a morte. No entanto, a morte em que os Anjos de Deus dão ao homem boas novas de que “vais estar no colo de Deus, o Altíssimo e os Anjos serão os teus protetores e após a tua partida, a tua descendência irá manter a bandeira do Islão,” não é a morte, mas sim é um tempo de alegria.

Portanto, adotem tal modo de vida que Deus, o Exaltado faça para sempre um Eid para vocês e para a vossa progénie. A questão da progénie é ainda muito longe. Nós, de facto, desejamos que o verdadeiro Eid aconteça antes do fim deste ano. Pois, como é que um idoso será capaz de testemunhar isso em 50-60 anos a partir de hoje? Mesmo para um jovem, não podemos dizer que ele viverá mais um dia, mas olhando para a sua idade, pensamos que ele vai viver por um determinado período; mas uma pessoa idosa não pode esperar viver cinco ou dez anos.

Devemos orar para que Deus nos conceda um Eid que não termine e que recebamos um verdadeiro Eid e comecemos a ouvir as notícias da vitória do Islão de todos os cantos da terra. Portanto, devem estar empenhados em orações, para que o verdadeiro e real Eid se aproxime de nós. Desta vez Deus combinou dois Eids. Hoje é o Eid e amanhã é a Jumu’ah que também é um Eid para os Muçulmanos2, é como se dois Eids fossem combinados. [Se] Deus, o Exaltado pode unir esta aparente Eid com o oculto [támbem], então isso não é algo que está longe da Sua graça.

As Referências

1. Majani al-Adab.

2. Sunan Abu Daud, Báb Iza wáfiqa yaum al-Jumu’at yaum Eid 

Associação Ahmadia do Islão em Portugal
By Associação Ahmadia do Islão em Portugal Junho 7, 2015 07:59
Write a comment

No Comments

No Comments Yet!

Let me tell You a sad story ! There are no comments yet, but You can be first one to comment this article.

Write a comment
View comments

Write a comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*

Sermão de Sexta-Feira do Califa

Vertical Navigation
Vertical Navigation