Islão – Uma Nova Perspetiva

alislam
Por alislam Julho 20, 2015 20:00

Islão – Uma Nova Perspetiva

Islão: Uma Nova Perspetiva

Desde a sua criação em 1889, a Comunidade Islâmica Ahmadia tem feito um esforço global para recuperar a mensagem verdadeira e pacífica do Islão ensinada pelo Sagrado Profeta Muhammad (que a paz e bênçãos de Allah estejam com ele).

      “O princípio ao qual aderimos é a bondade que temos no coração para toda a humanidade.” 

(Fundador da Comunidade Islâmica Ahmadia)

Esta recuperação da mensagem verdadeira e pacífica foi iniciada pelo fundador da comunidade, Hadrat Mirza Ghulam Ahmad (que a paz esteja com ele), que disse:

“A missão para a qual fui escolhido é remover o fosso crescente na relação entre Deus e a Sua criação e substituí-lo novamente pela relação de amor e sinceridade, deixando que a verdade se manifeste, fazer com que as discórdias e guerras religiosas acabem e assim lançar as bases da paz”.

Sob orientação Divina ele proclamou ser o Messias Prometido e o Imam Mahdi, cuja vinda era esperada nesta era.

Com este desejo de paz, a nossa comunidade cresceu e encontra-se agora estabelecida em mais de 200 países com 160 milhões de seguidores e em Portugal a Associação Ahmadia do Islão está estabelecida desde 1987.

O líder espiritual da comunidade (Califa), continua a dedicar-se à paz e a lembrar-nos que:

“O Islão ensina-nos a lembrarmo-nos sempre de que Deus é o nosso Criador e que devemos ter sempre a Sua memória presente nos nossos corações e a olhar para a Sua criação com amor, afeto, harmonia e tolerância”.

No mundo inteiro, a nossa comunidade continua a angariar centenas de milhares de euros todos os anos para instituições de caridade no mundo inteiro, este pequeno esforço é parte do nosso dever para servir a humanidade.

Enquanto Muçulmanos da Comunidade Ahmadia, acreditamos que devemos seguir estes valores no dia-a-dia uma vez que ajudam a fomentar um sentido de unidade, coesão, harmonia e paz no mundo.

O Sagrado Al-Corão diz:

‘… Mostrai bondade para com os pais, e para com os parentes, e órfãos, e os necessitados, e para com o vizinho que é um parente e o vizinho que é um estranho, e o companheiro ao vosso lado, e o viajante …’ (4:37)

Alguns Princípios Fundamentais do Islão

Crença em um só Deus

Todos os profetas e religiões provieram da mesma fonte – o Deus Único Criador de todos e que continua a comunicar com a humanidade. Em árabe, Ele é chamado Allah, mas de acordo com o Islão todos os termos utilizados nas diferentes religiões referem-se ao mesmo Único Deus.

Crença em todos os profetas

Deus enviou os Seus profetas para guiarem as pessoas até Ele e para instalarem a paz na humanidade. O Islão ordena que os Muçulmanos acreditem em todos os profetas sem exceção e que se refiram a eles com respeito e honra.

Crença em todos os ensinamentos Divinos

Todas as religiões Divinas eram verdadeiras na sua origem. Contudo, com o passar do tempo, os ensinamentos foram erodidos e esquecidos, mas Deus continuou a enviar profetas para guiar as pessoas de volta até Ele.

Religião sem compulsão

Todas as pessoas são livres para acreditar, praticar, pregar e seguir qualquer fé à sua escolha.

Direitos iguais para todos

Todos os homens, mulheres e pessoas de todas as etnias são iguais aos olhos de Deus. Apenas as boas obras elevam uma pessoa acima da outra e esta oportunidade de se distinguir dos outros está aberta a todos.

Proteger a santidade da vida

O Islão realça a santidade da vida e   rejeita inequivocamente a violência e o terrorismo seja de que forma for (incluindo atentados suicidas) independentemente do motivo. Todos os Muçulmanos devem promover a paz a todos os níveis e evitar o ódio e a discórdia.

“Todos vós sois iguais. Todos, independentemente da nação ou tribo a que pertençais e qualquer  que seja a posição que possais ter. Ninguém poderá reclamar superioridade sobre outrem. Nenhum Árabe possui superioridade sobre um não-Árabe, nem um não-Árabe sobre um Árabe. Nenhum homem branco é superior a um homem negro, nem um homem negro é superior a um homem branco, mas apenas na medida em que cumpre o seu dever para com Deus e a humanidade, os mais honoráveis entre vós são os mais justos”.

(Sermão de Despedida do Sagrado Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam com ele)

 O nosso lema é: Amor para todos, Ódio para ninguém

Servimos a humanidade de diferentes formas, nomeadamente através de uma vasta gama de atividades que fornecem ajuda a vítimas de catástrofes, instalações médicas, energia, educação e programas de autoajuda em todo o mundo.

Campanha Internacional de Paz

A Colina do Capitólio, Washington DC, EUA

“… O Islão chamou a nossa atenção para vários meios de paz. Exige justiça absoluta. Requer que nós dêmos  testemunho verídico. Requer que nós não vejamos invejosamente para a riqueza dos outros. Ele exige que as nações desenvolvidas ponham de lado os seus interesses pessoais, e em vez disso ajudem  e  sirvam os países menos desenvolvidos e mais pobres com espírito e atitude verdadeiramente altruísta. Se todos esses fatores forem observados, então a verdadeira paz será estabelecida.” (Hadrat Mirza Masroor Ahmad – junho 2012)

Câmara dos Comuns, Westminster, Londres

“Cada Ahmadi que vive na Grã-Bretanha é um cidadão extremamente leal para com o país e gosta dele; tudo isto devido aos ensinamentos do nosso Profeta [Muhammad] (que a paz e bênçãos de Allah estejam com ele) que nos ensinou que amar um país é uma parte integral da fé.” (Hadrat Mirza Masroor Ahmad – outubro 2008)

Parlamento Europeu. Bruxelas

“Lembrem-se que a força da Europa reside em permanecendo unidos e juntos como um só. Essa unidade irá beneficiar não só aqui na Europa, mas também será o meio para este continente manter a sua força e influência a nível global.” (Hadrat Mirza Masroor Ahmad – dezembro 2008)

Associação Ahmadia do Islão em Portugal

A Associação Ahmadia do Islão (Comunidade Islâmica Ahmadia) reúne milhões de membros em todo o mundo e é hoje uma das principais correntes religiosas do Islão. Os Muçulmanos da Comunidade Ahmadia acreditam em Mirza Ghulam Ahmad como Messias Prometido, Imam Al-Mahdi e Subordinando do Profeta Muhammadsaw.

A Associação Ahmadia do Islão está presente em Portugal desde 1987 e tem os membros espelhados nos concelhos de Odivelas, Loures, Amadora, Oeiras, Lisboa e nas outras cidades do país, que trabalham ativamente para espalhar a mensagem de paz do Islão.

Entre as várias actividades religiosas que se realizam na sede da entidade, são os cinco orações diárias, oração das sextas-feiras, convenção anual, dia de nascimento do Sagrado Profeta Mohammadsaw, dia do Messias Prometidoas e dia do Califado.

A Associação Ahmadia do Islão desenvolve ainda programas para jovens, mulheres e idosos tal como aulas de aprender o Sagrado Al-Corão e de informação básica do Islão e além disso, são proferidos discursos sobre vários temas religiosos e morais.

O Islão encoraja a harmonia religiosa e a interação e a comunidade acredita que a tolerância e o respeito estão na base de uma sociedade pacífica. A comunidade dedica-se a trabalhar com pessoas de todas as fés de forma a permitir que toda a gente pratique a religião sem obstáculos. Dedica-se a servir a sociedade, quer seja através da dádiva de sangue quer seja a dedicar tempo a tornar os bairros mais limpos. Fornece alimentos e assistência médica para as pessoas carentes. Acredita que todos os Muçulmanos têm o dever de servir o país em que residem.

Uma Caneta é Mais Poderosa do que a Espada

A Comunidade acredita na paz e na tranquilidade e na difusão da mensagem de forma pacífica. O  fundador da Comunidade Islâmica Ahmadia  salientou a necessidade de usar a caneta em defesa do Islão. Por isso, a comunidade aproveita plenamente os meios de comunicação sociais, tal como jornais e sítios de internet para defender a sua fé.

Publicações

A Comunidade Islâmica Ahmadia traduz e publica ativamente literatura que fornece um melhor entendimento do Islão e promove o diálogo positivo, pacífico e inter-religioso.

A comunidade traduziu ainda o Sagrado Al-Corão em mais de 65 línguas nomeadamente Italiano, Francês,  Espanhol e Português.

alislam
Por alislam Julho 20, 2015 20:00

Sermão de Sexta-Feira do Califa

Vertical Navigation
Vertical Navigation