Jalsa Salana – Convenção Anual da Comunidade Islâmica Ahmadia

alislam
Por alislam Julho 27, 2017 09:07

JALSA SALANA – A CONVENÇÃO ANUAL

Jalsa Salana (Urdu: جلسہ سالانہ; Português: Convenção Anual) é um encontro formal da Comunidade Islâmica Ahmadia iniciado por Mirza Ghulam Ahmad, o fundador da comunidade que também afirmou ser o Messias Prometido e Mahdi dos últimos dias. Normalmente, o encontro tem uma duração de três dias, começando na sexta-feira com a terminação do sermão de sexta-feira e início da cerimónia do içar da bandeira. O evento realiza-se em muitos dos países onde a comunidade está estabelecida.

A Comunidade Islâmica Ahmadia, sob a liderança do seu santo fundador, Mirza Ghulam Ahmad, realizou a sua primeira convenção a 27 de dezembro de 1891 em Qadian, na Índia. Aproximadamente 75 pessoas compareceram ao evento. Há mais de um século desde então, a comunidade tem realizado a sua Convenção Anual, ou Jalsa Salana, em vários países ao redor do mundo. Dezenas de milhares de membros da comunidade reúnem-se nessas convenções em várias ocasiões ao longo do ano. Os principais objetivos da Convenção Anual são facilitar a maior conscientização espiritual entre os membros da comunidade, fortalecer os laços comunitários e promover a paz.

O evento começa na sexta-feira com uma cerimónia solene do içar da bandeira. O Presidente Nacional hasteia a bandeira do país, enquanto o Khalifatul Masih, se presente, hasteia a bandeira da Comunidade Islâmica Ahmadia. Após a cerimónia, os membros de Khuddam-ul Ahmadia ficam na frente dos dois mastros de bandeira para simbolizar a honra e a defesa da nação e da fé. Isso continua até que a Jalsa termine, embora essa atividade não seja realizada durante a noite.

Isto é imediatamente seguido por um discurso do Khalifatul Masih. O programa continua até domingo à noite com vários discursos sobre os conceitos espirituais e morais, pelo Khalifatul Masih, mas também do Presidente Nacional, Imãs e outros estudiosos islâmicos. Muitas vezes, a Comunidade Islâmica Ahmadia convida vários ilustres convidados não-ahmadianos para dar breves discursos. O canal televisivo MTA da Comunidade Islâmica Ahmadia, grava a maioria dos discursos e transmite-os ao vivo, geralmente apenas se o Khalifatul Masih estiver presente.

A parte mais importante deste evento é a realização de cinco orações diárias em congregação. A cerimónia internacional de Bei’at (Juramento de Fidelidade) normalmente realiza-se apenas nas convenções internacionais.

Uma vez que todos os discursos são simultaneamente traduzidos para vários idiomas, a maioria dos visitantes, inclusive aqueles que são estrangeiros, podem ouvi-los e compreendê-los facilmente. Fora das sessões normais, muitas outras facilidades estão disponíveis, incluindo exposições, bibliotecas, livrarias, aconselhamento médico incluindo homeopatia e outras lojas.

O financiamento da Jalsa Salana vem das doações voluntárias dos Ahmadis. Todos, incluindo os Ahmadis e os convidados que eles trazem consigo, são hospedados gratuitamente de acordo com a tradição islâmica. As refeições também são fornecidas gratuitamente.

Hadrat Mirza Ghulam Ahmad, o Messias Prometido enfatizou a importância vital da Convenção Anual da Comunidade Islâmica Ahmadia:

“Não devem classificar esta convenção como encontros humanos ordinários.”

A Convenção Anual da Comunidade Islâmica Ahmadia do Reino Unido atrai milhares de membros e centenas de líderes comunitários e representantes dos meios de comunicação social de todo o país. O evento de fim de semana inclui discursos religiosos, sessões inter-religiosas e iniciativas comunitárias especiais.

alislam
Por alislam Julho 27, 2017 09:07

Sermão de Sexta-Feira do Califa

Vertical Navigation
Vertical Navigation