O Califado no Sagrado Al-Corão

Associação Ahmadia do Islão em Portugal
By Associação Ahmadia do Islão em Portugal Julho 6, 2015 20:00

O Califado no Sagrado Al-Corão

O Califado no Sagrado Al-Corão

”Alá prometeu àqueles entre vós que acreditam e realizam bons trabalhos que Ele os tornará, seguramente, sucessores na Terra…”

Uma Passagem do Corão sobre o Califado

[Revista The Muslim Sunrise, Verão 1995]

Alá tinha prometido àqueles entre vós que acreditam e realizam bons trabalhos que Ele os tornará seguramente Sucessores na Terra, tal como Ele criou Sucessores de entre aqueles que o eram antes deles; e que Ele irá seguramente estabelecer para eles a religião que Ele escolheu para eles; e que Ele irá seguramente dar-lhes em troca a segurança e paz após o seu medo: Eles irão adorar-Me e nada mais associarão a Mim. Então aqueles que forem ingratos face a isso serão os insurrectos.

 (Surah Al-Nur, Versículo 56).

Comentário:

O presente versículo personifica a promessa de que será concedida aos Muçulmanos tanto a liderança espiritual como a temporal. A promessa é feita a toda a nação muçulmana mas a instituição do Califado irá tomar uma forma palpável na de certos indivíduos que serão os Sucessores do Profeta e os representantes de toda a nação. Eles serão como que a personificação do Califado. O versículo diz ainda que o cumprimento desta promessa dependerá do respeito dos muçulmanos para com a Oração e a oferta do Zakat e na sua obediência ao Mensageiro de Deus em todas as questões religiosas e temporais relativas à nação. Quando tiverem preenchido estas condições, a dádiva do Califado ser-lhes-á concedida e serão tornados em líderes de nações. O seu estado de medo dará lugar a uma condição de segurança e protecção, o Islão irá reinar supremo no mundo e, acima de toda a Unicidade e Unidade de Deus (o objectivo e objecto reais do Islão), tornar-se-á firmemente estabelecido.

A promessa do estabelecimento do Califado é clara e inequívoca. Como o Sagrado Profeta é agora o único guia da humanidade para sempre, o seu Califado deve continuar a existir no mundo, de uma forma ou outra, até ao fim dos tempos, tendo todos os outros Califados deixado de existir. Esta é, entre muitas outras, a superioridade distinta do Sagrado Profeta sobre todos os outros Profetas e Mensageiros de Deus. A nossa era tem testemunhado o seu maior Califa espiritual na pessoa de Ahmad, o Messias Prometido.

O Corão menciona três tipos de Califas:

  1. Califas que são Profetas, tais como Adão e David. Sobre Adão, Deus diz no Corão: “Estou prestes a colocar um representante na Terra” (2:31); e sobre David Diz: “Ó David, Fizemos de vós representante na Terra” (38:27).
  2. Profetas que são Califas de um outro e maior Profeta tais como os Profetas Israelitas que eram todos os Califas de Moisés. Sobre eles o Corão diz: “Estabelecemos a Torá na qual havia orientação e luz. Por ela os Profetas que Nos eram obedientes julgaram os Judeus.” (5:45)
  3. Califas Não Profetas de um Profeta, com ou sem poderes temporais, tal como as pessoas devotas aprenderam na Lei. A sua missão é proteger e preservar a lei de ser adulterada (5:45).

Resumidamente, o versículo que está a ser comentado abrange todas estas categorias de Califas, ou seja, os Califas devidamente guiados do Sagrado Profeta, o Messias Prometido, os seus Sucessores e os Reformadores espirituais ou Mujaddids. A sua missão, tal como o versículo acima indica, é proteger a Lei e trazer de volta “o rebanho errante para o aprisco do Senhor”.

As marcas e características especiais destes Califas são:

  • Eles são nomeados Califas através do próprio decreto de Deus no sentido em que os corações dos crentes se inclinam para eles e aceitam-nos voluntariamente como seus Califas;
  • a religião na qual a sua missão é servir torna-se firmemente estabelecida através das suas orações e esforços missionários;
  • eles desfrutam de equanimidade e paz de espírito ao longo de dificuldades, privações ou perseguição, que ninguém consegue perturbar; e
  • adoram somente Deus, i.e. na execução das suas grandiosas responsabilidades eles não temem ninguém e prosseguem os seus deveres destemidamente e sem serem desencorajados ou desanimados pelas dificuldades que se atravessam no caminho.

O versículo também pode ser considerado como a personificação da profecia que foi feita na altura em que o Islão era bastante fraco e adoravam-se ídolos por toda a Arábia e os Muçulmanos, sendo menores em número, temiam pela sua vida e, mesmo assim, no decurso de apenas uma geração a profecia estava literalmente cumprida. A idolatria desapareceu da Arábia e o Islamismo tornou-se firmemente estabelecido não apenas na Arábia, mas também reinou supremamente em todo o mundo e os seguidores do Sagrado Profeta, outrora considerados como a escória da humanidade, tornaram-se os líderes e professores de nações.

As palavras “Aqueles que forem ingratos face a isso serão os insurrectos” significam que o Califado é uma grande bênção Divina. Sem ele não poderá existir solidariedade, coesão e unidade entre muçulmanos e, portanto, não conseguirão fazer progressos reais sem ele. Se os muçulmanos não mostrarem a devida apreciação do Califado ao prestarem obediência e apoio incondicional aos seus Califas então perderão esta grande dádiva Divina e para além disso irão atrair o descontentamento de Deus sobre eles.

 (O Sagrado Corão com Tradução Inglesa e Comentário, Vol. 4, pp. 1869-1870.)

Associação Ahmadia do Islão em Portugal
By Associação Ahmadia do Islão em Portugal Julho 6, 2015 20:00
Write a comment

No Comments

No Comments Yet!

Let me tell You a sad story ! There are no comments yet, but You can be first one to comment this article.

Write a comment
View comments

Write a comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*

Sermão de Sexta-Feira do Califa

Vertical Navigation
Vertical Navigation